Programas Oportuniza e Eu Voluntário faz nova doação de computadores na região do Vale do Itapocu

Em Foco

08/03/2023 - 20:58:58 | 3 minutos de leitura

<strong>Programas Oportuniza e Eu Voluntário faz nova doação de computadores na região do Vale do Itapocu</strong>

Por meio dos programas Oportuniza e Eu Voluntário, que estimula o desenvolvimento de ações sociais nos municípios de Santa Catarina, o projeto Inclusão Digital mantido pela FIESC faz nova doação de computadores na região do Vale do Itapocu, beneficiando diretamente a AMA - Associação de Amigos do Autista e a APAE - Associação de Pais e Amigos de Excepcionais. Foram entregues no total 10 equipamentos que auxiliarão tanto a gestão administrativa como no uso didático nas duas instituições que atendem alunos de Jaraguá do Sul e região.

Esta não é a primeira doação de equipamentos de informática, somando aos esforços que as diretorias da AMA e APAE realizam para o atendimento regional ainda com mais qualidade.

Para o vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, o apoio da comunidade tem sido fundamental para que as entidades possam contar com mais recursos nas suas atividades. Pricila Lorentz Müller, da APAE, disse que os equipamentos são importantes para o desenvolvimento de projetos voltados a jovens aprendizes. Ela lembra que a APAE atende cerca de 900 alunos e os recursos são necessários ao plano de desenvolvimento individual para cada um dos assistidos nas áreas de saúde e educação. A diretora Heloisa Fontenive, e a presidente Tania Krause, também reconhecem a importância do auxílio para os alunos e à equipe de pedagogos nas duas unidades da AMA, que atende 160 alunos na região.

Ligado à área de Responsabilidade Social da FIESC, o projeto Inclusão Digital teve sua origem em 2008 por iniciativa do professor Ronaldo Coser, que realiza por conta própria consertos de equipamentos semi usados doados pela comunidade.

Posteriormente, a iniciativa foi ampliada e passou a contar com a participação de professores e alunos dos cursos de aprendizagem e manutenção de computadores. Roberto Baumgartel, professor do SENAI e desde o início participando dos trabalhos, diz que o envolvimento de empresas e instituições que repassam ao programa computadores não mais adequados às suas necessidades, mas com possibilidade de reuso, tem sido fundamental para a expansão do programa. Graças a esse engajamento, a ação se tornou estadual, se integrando aos programas Oportuniza e Eu Voluntário e beneficiando públicos assistidos por iniciativas sociais em outras regiões de Santa Catarina.

Com a continuidade do projeto, a meta é ampliar a captação de equipamentos. Interessados em repassar gabinetes e monitores de computadores na região podem fazer contato com a interlocutora regional de Responsabilidade Social, Rosana Paterno Moreira, pelo telefone/Whatsapp (47) 3372-9484 ou pelo e-mail rosana.moreira@fiesc.com.br.