Projeto Caminho da Escola
03/01/2022 - 11:21:32 | 2 minutos de leitura

Criado em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o programa Caminho da Escola tem entre os objetivos renovar a frota de veículos escolares (ônibus e embarcações), garantir a segurança e a qualidade do transporte dos estudantes e contribuir com a redução da evasão escolar.
Voltado a estudantes residentes, prioritariamente, em áreas rurais e ribeirinhas, o programa oferece ônibus, lanchas e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nestas regiões, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte.
O programa Caminho da Escola foi criado para renovar a frota de veículos escolares, garantir a segurança e a qualidade do transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar. É um investimento no transporte diário como forma de ampliar o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes municipais e estaduais de ensino. Também são prioridades do programa a padronização e a redução dos preços dos veículos de transporte escolar, bem como a transparência nos processos de aquisição.
Com investimentos de R$ 11,7 milhões, dos quais R$ 9,8 milhões repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Ministério da Educação entregou 64 novos ônibus à rede de ensino pública do Maranhão. Os veículos, distribuídos com base em critérios técnicos, destinam-se ao programa Caminho da Escola e vão atender a cerca de 200 mil alunos da zona rural maranhense.
Na cerimônia de entrega, aberta pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, o ministro da Educação esteve representado pelo presidente do FNDE, Gastão Vieira. “Nossos estudantes precisam ter qualidade de transporte para que seu rendimento em sala de aula seja maior e possamos melhorar os índices de educação”, disse Vieira.
A oferta faz parte de termo de compromisso firmado em 2013, entre o governo federal e do Maranhão, que prevê a aquisição de mais 163 ônibus escolares. “Assumo o compromisso de que, até o final de 2017 o FNDE liberará todos os recursos previstos para a aquisição do total da frota solicitada pelo governo do estado”, assegurou Vieira.
Flávio Dino, que agradeceu o apoio do governo federal, ressaltou a importância da elaboração de uma política pública de educação em longo prazo. “Investir em educação é ter consciência de que os frutos desse esforço serão colhidos ao longo do tempo”, afirmou.
- 14 NovBrasil tem 7 universidades entre as 10 melhores da América LatinaLEIA MAIS
- 15 OutOito em cada 10 adultos defendem a proibição de celulares em escolasLEIA MAIS
- 12 SetProfessor é preso por aplicar golpe mata-leão em aluno de 5 anosLEIA MAIS
- 20 AbrGoverno propõe 9 porcento de reajuste para os servidores da educação em 2025LEIA MAIS
- 18 AbrLarvas são encontradas em merenda de escola em ItajaíLEIA MAIS
- 17 AbrAo menos 48 universidades federais e 71 institutos estão em greveLEIA MAIS
- 06 MarProjeto de lei para limitar o uso de celulares nas escolas de SC está sendo analisado pela AlescLEIA MAIS
- 28 FevUFSC nega matricula a estudante de 14 anos que passou para medicinaLEIA MAIS
- 14 FevNova secretária de Educação tem mais de 30 anos de experiência na áreaLEIA MAIS