Projeto promete revolucionar transporte conectando BC à aeroporto e Beto Carrero World

Geral

12/09/2023 - 10:31:28 | 2 minutos de leitura

Projeto promete revolucionar transporte conectando BC à aeroporto e Beto Carrero World

O projeto Promobis, voltado para a mobilidade integrada com ônibus elétricos na região de Itajaí e Balneário Camboriú, ganhou um novo marco: uma estação de transbordo será instalada dentro do Aeroporto de Navegantes. Este plano ambicioso permitirá que passageiros acessem o transporte público diretamente do terminal aeroportuário.

A estação de transbordo fará parte do projeto do novo terminal de passageiros do aeroporto, que ainda aguarda aprovação. Uma vez concluída, a estação permitirá uma viagem de Balneário Camboriú ao Aeroporto de Navegantes em aproximadamente 30 minutos. E mais: será possível pagar por esse trajeto com uma única passagem.

Os ônibus elétricos também farão a ligação entre o Aeroporto de Navegantes e o parque Beto Carrero World, num trajeto que levará cerca de 10 minutos. O intuito é facilitar o acesso entre os principais pontos turísticos e de transporte da região. Na primeira fase, o projeto também vai incluir a cidade de Camboriú no mapa do transporte integrado. Posteriormente, o sistema será expandido para outras cidades da região. Os ônibus circularão em pistas exclusivas, utilizando o sistema VLP – veículo leve sobre pneus. O Promobis é uma iniciativa do InovAmfri, um consórcio entre os municípios da região da Foz do Itajaí-Açu. Esse projeto foi viabilizado por meio de um financiamento internacional obtido junto ao Banco Mundial.

Além do Promobis, o plano de mobilidade regional inclui a construção de um túnel entre Itajaí e Navegantes, atravessando o Rio Itajaí-Açu. Enquanto essa obra mais complexa não é concluída, os ônibus elétricos farão a travessia do rio em barcas especiais, sem necessidade de utilizar o ferry boat.

Fonte Visor Notícias / foto: Divulgação