Quatro filhotes de mão-pelada são devolvidos à natureza após reabilitação

Geral

21/04/2023 - 10:18:48 | 2 minutos de leitura

Quatro filhotes de mão-pelada são devolvidos à natureza após reabilitação

A história de quatro filhotes de mão-pelada (Procyon cancrivorus) teve um final feliz no fim da tarde da quarta-feira em Jaraguá do Sul. Os pequenos animais, resgatados ano passado pela equipe do Programa Resgate da de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), foram finalmente devolvidos à natureza. Isso depois de um processo de reabilitação que durou meses num centro de reabilitação em Florianópolis para onde haviam sido encaminhados.

A soltura ocorreria inicialmente no Parque Ambiental Morro dos Stinghen, mas após uma avaliação entre as equipes envolvidas no trabalho optou-se por uma região de mata no bairro Rio da Luz. Os espécimes foram trazidos na Capital por biólogas deste centro e todo o procedimento foi acompanhado por técnicos da Fujama. “Após alguns meses de reabilitação esses animais podem agora voltar a seu habitat natural”, comemorou o biólogo e um dos responsáveis pelo Programa Resgate de Fauna, Christian Raboch Lempek.

Ele explicou ainda que o mão-pelada, também conhecido como guaxinim, é uma espécie comumente encontrada na região e geralmente ocorre em áreas perto de água, rios, ribeirões, lagos. “Tem hábitos noturnos e se alimenta principalmente de peixes e crustáceos que encontra em córregos.”