Quem é o coach dono de clínicas de luxo em Balneário Camboriú e Joinville preso em operação

Segurança

16/08/2023 - 09:53:46 | 3 minutos de leitura

Quem é o coach dono de clínicas de luxo em Balneário Camboriú e Joinville preso em operação

O dono de duas clínicas estéticas de luxo instaladas em Balneário Camboriú e Joinville preso ontem, (15) foi apontado pelo Ministério Público como chefe de uma organização criminosa que receitava medicamentos com prescrição médica falsa e fórmulas alteradas. O esquema contava com participação de nutricionistas, demais profissionais da saúde e até parentes do coach, incluindo a mãe dele. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa com participação da Polícia Civil, Gaeco e Polícia Militar.

Segundo a promotoria de Justiça, o suspeito é proprietário da Clínica F Coaching e trata-se de Felipe Francisco, de 39 anos. A defesa do empresário, que informou que iria manifestar-se posteriormente. O advogado Sérgio Andrade disse que ainda iria se inteirar das denúncias contra seu cliente.

Esta é pelo menos a segunda vez que Felipe é preso. Em 2017, ele foi detido e, dois anos depois, condenado a oito anos de prisão pela Justiça do Paraná por atuar como nutricionista sem ter formação na área e vender medicamentos sem registro. O homem tinha uma clínica com outro CNPJ e, à época da prisão, a Polícia Civil havia informado que pacientes de Ponta Grossa (PR) passaram mal após usar os medicamentos.

Na ocasião, ele cumpriu poucos meses de prisão e foi solto em medida cautelar. Já em Joinville, abriu outro negócio em uma área nobre, que ocupa uma esquina da cidade e possui uma fachada de vidro. No local, ele chegou a atuar usando tornozeleira eletrônica e conseguiu abrir o novo negócio com a função de coach, sem a necessidade de formação ou registro profissional. Segundo a promotora de Justiça Elaine Rita Auerbach, em 2021 ele obteve um diploma de nutricionista, mas há a suspeita de que o documento seja falsificado, já que ele apresentava diversos atestados médicos na instituição de ensino e não apresentava trabalhos universitários.

Entre os presos nesta primeira fase da Operação Venefica, estão dois médicos, nutricionistas e biomédicos que fazem parte do esquema criminoso. Enquanto acontecia a coletiva, de acordo com o delegado regional Rafaello Ross, outros nutricionistas foram detidos em flagrante e levado à sede da Divisão de Investigação Criminal (DIC) para prestar esclarecimentos.

Além dos mandados de prisão preventiva em Joinville (4), Garuva (1) e Blumenau (1), foram cumpridos 50 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, Paraná e em São Paulo. As clínicas em Joinville e Balneário Camboriú foram fechadas temporariamente, assim como duas farmácias de manipulação instaladas em Balneário Camboriú e Itapema.

Fonte NSC/ foto divulgação