Reconhecimento facial em ônibus completa um ano no Município
17/08/2023 - 07:37:26 | 2 minutos de leitura

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), divulgou esta semana os primeiros números desde a implantação do sistema de reconhecimento facial nos ônibus da cidade ocorrida a partir de setembro de 2022. Até julho deste ano foram flagrados pelo sistema 270 ocorrências por uso indevido de cartões de isenção de tarifa.
De acordo com a engenheira e supervisora de Controle de Transportes Urbanos da DTT, Thais Hennig, o relatório do sistema abrangeu as seguintes categorias: Estudante, Estudante de Nível Superior, Sênior – 65 Anos, Professor, PNE, Isento, Funcionário do Sistema. “Deste total de casos de uso indevido, cerca de 76% está relacionado a estudantes e idosos ( 65 anos)”, destacou Thais. A supervisora acrescenta ainda que quando uma pessoa utiliza o cartão que não é seu, por exemplo de um idoso para garantir a gratuidade do transporte acaba prejudicando quem realmente precisa do benefício. “Simplesmente não há justiça social, pois quem paga 100% da tarifa é que está custeando esta isenção, algo que chamamos de subsídio cruzado”.
Para o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gildo Martins Andrade Filho, o sistema de biometria facial se mostrou eficiente em um ano de utilização em Jaraguá do Sul. “Ferramenta fundamental que nos ajuda a identificar eventuais fraudes, como o uso do cartão do idoso, estudante e o especial, por outras pessoas”, avaliou.
Fonte e foto PMJS
- 03 AbrCai o número de brasileiros na lista de bilionários da Revista ForbesLEIA MAIS
- 03 AbrTaurus produzirá drone militar com arma, visão 4K e IA para reconhecimento de alvosLEIA MAIS
- 03 AbrMenino de 3 anos morre após ser esquecido pela tia dentro do carroLEIA MAIS
- 03 AbrIdosa usou pedra rara avaliada em R$ 6 milhões como peso de porta sem saberLEIA MAIS
- 02 AbrFamília denuncia creche após bebê voltar para casa com 12 mordidasLEIA MAIS
- 02 AbrSeis quiosques ligados a crimes como extorsão e ameaça são demolidos em praias de FlorianópolisLEIA MAIS
- 01 AbrCom fantasias de terror, alunos eram obrigados fazerem sexo com professoraLEIA MAIS
- 01 AbrFalha causa prejuízo de R$ 250 mil após ocasionar a morte de mais de 70 mil peixes em CorupáLEIA MAIS
- 01 AbrMãe que vendeu filha de 27 dias para empresária é presaLEIA MAIS