Reconhecimento facial em ônibus completa um ano no Município

Geral

17/08/2023 - 07:37:26 | 2 minutos de leitura

Reconhecimento facial em ônibus completa um ano no Município

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), divulgou esta semana os primeiros números desde a implantação do sistema de reconhecimento facial nos ônibus da cidade ocorrida a partir de setembro de 2022. Até julho deste ano foram flagrados pelo sistema 270 ocorrências por uso indevido de cartões de isenção de tarifa.

De acordo com a engenheira e supervisora de Controle de Transportes Urbanos da DTT, Thais Hennig, o relatório do sistema abrangeu as seguintes categorias: Estudante, Estudante de Nível Superior, Sênior – 65 Anos, Professor, PNE, Isento, Funcionário do Sistema. “Deste total de casos de uso indevido, cerca de 76% está relacionado a estudantes e idosos ( 65 anos)”, destacou Thais. A supervisora acrescenta ainda que quando uma pessoa utiliza o cartão que não é seu, por exemplo de um idoso para garantir a gratuidade do transporte acaba prejudicando quem realmente precisa do benefício. “Simplesmente não há justiça social, pois quem paga 100% da tarifa é que está custeando esta isenção, algo que chamamos de subsídio cruzado”.

Para o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gildo Martins Andrade Filho, o sistema de biometria facial se mostrou eficiente em um ano de utilização em Jaraguá do Sul. “Ferramenta fundamental que nos ajuda a identificar eventuais fraudes, como o uso do cartão do idoso, estudante e o especial, por outras pessoas”, avaliou.

Fonte e foto PMJS