Rins humanizados criados em porcos podem revolucionar transplantes

Saúde

12/09/2023 - 10:25:00 | 1 minutos de leitura

Rins humanizados criados em porcos podem revolucionar transplantes

O rim é um dos órgãos mais transplantados do mundo e o número 1 em transplantes no Brasil. Em uma nova pesquisa pioneira, cientistas desenvolveram com sucesso rins humanizados em estágio inicial em embriões de porco, aumentando o potencial do uso de animais para cultivar órgãos para transplante em humanos.

Como o alto número de pessoas na fila para transplante de rins, cientistas começaram a investigar uma forma alternativa de prover esses órgãos. Uma das opções foi o xenotransplante, o transplante de órgãos de animais para humanos.

Isso já foi testado com ratos e camundongos antes, transplantando o órgão de um para outro para entender como eles se adaptariam em sistemas diferentes, mas, com porcos, nunca chegou a dar certo. Na nova tentativa, a pesquisa usou células humanas e suínas modificadas geneticamente para criar um rim, o que é chamado de quimera.

Na tentativa anterior, o problema era que as células suínas superaram as humanas em quantidade, além de ambas terem necessidades fisiológicas específicas e diferentes entre si, o que não seria atendido igualmente em um porco e em um humano.

Fonte Olhar Digital/ Imagem: shutterstock/mi_viri