Rússia ataca portos da Ucrânia após fim do acordo de exportação de grãos

Mundo

19/07/2023 - 08:13:15 | 1 minutos de leitura

Rússia ataca portos da Ucrânia após fim do acordo de exportação de grãos

A Rússia atacou dois portos ucranianos, um dia depois de suspender o acordo de exportação de grãos. O Ministério da Defesa russo chamou a ofensiva de "ataque de vingança em massa".

Os alvos foram as cidades portuárias de Odesa, onde a marinha ucraniana tem uma instalação, e de Mykolaív, na costa do Mar Negro. As duas regiões ficam no sul do país. Moscou confirmou que atingiu uma fábrica de reparos de navios. Não há informações sobre vítimas.

As ações seriam uma retaliação ao ataque lançado por Kiev na ponte da Crimeia. A construção liga a Rússia à península anexada em 2014, e é vital para o abastecimento de tropas russas. Duas pessoas morreram no bombardeio, que foi reivindicado pelos ucranianos.

Logo depois, o Kremlin anunciou a decisão unilateral do presidente Vladimir Putin de se retirar do acordo com a Ucrânia que permitia o escoamento de cereais pelo Mar Negro, apesar da guerra. A ONU condenou a decisão, alertando que isso coloca em risco a segurança alimentar global e os preços dos alimentos.

 Fonte -band / foto Ukrainian Armed Forces/Handout via REUTERS