Samae estuda a compra de energia no mercado livre

Economia

09/05/2023 - 08:48:41 | 2 minutos de leitura

Samae estuda a compra de energia no mercado livre

A meta é iniciar a compra em janeiro de 2024. Além de economia, a energia de fontes renováveis é sustentável, pois é considerada inesgotável.

O Samae de Jaraguá do Sul estuda a possibilidade de comprar energia elétrica no mercado livre. Os estudos prévios demonstram potencial de viabilizar o fornecimento, em uma primeira etapa de contratação, para as quatro maiores unidades consumidoras de energia elétrica (ETA Central, Captação de Água Bruta da ETA Sul, ETE São Luís e ETE Água Verde) que representam, aproximadamente, 70% do consumo total de energia elétrica da autarquia.

De acordo com o diretor presidente do Samae, Onésimo Sell “na prática queremos diminuir os custos com energia e ao mesmo tempo maximizar o desempenho das operações, aproveitando corretamente os recursos disponíveis. Além de economia, a energia de fontes renováveis é sustentável, pois é considerada inesgotável e, em comparação com fontes de energia convencionais, causando impacto mínimo ao meio ambiente.

Com essa iniciativa, o consumo médio de energia no mercado livre poderá ser de 750 MWh/mês. “A meta é iniciar a compra de energia em janeiro de 2024”, destaca Onésimo. A compra de energia no mercado livre oferece uma série de benefícios para empresas e consumidores que buscam uma alternativa para reduzir custos e ter mais controle sobre seu consumo de energia.

No ambiente de contratação livre, além da escolha da fonte de energia, os consumidores têm a liberdade de negociar outros detalhes contratuais como o preço da energia elétrica, o período de entrega, o prazo de pagamento, o volume de energia adquirida e a flexibilidade de contratação.