Samae estuda a compra de energia no mercado livre
09/05/2023 - 08:48:41 | 2 minutos de leitura

A meta é iniciar a compra em janeiro de 2024. Além de economia, a energia de fontes renováveis é sustentável, pois é considerada inesgotável.
O Samae de Jaraguá do Sul estuda a possibilidade de comprar energia elétrica no mercado livre. Os estudos prévios demonstram potencial de viabilizar o fornecimento, em uma primeira etapa de contratação, para as quatro maiores unidades consumidoras de energia elétrica (ETA Central, Captação de Água Bruta da ETA Sul, ETE São Luís e ETE Água Verde) que representam, aproximadamente, 70% do consumo total de energia elétrica da autarquia.
De acordo com o diretor presidente do Samae, Onésimo Sell “na prática queremos diminuir os custos com energia e ao mesmo tempo maximizar o desempenho das operações, aproveitando corretamente os recursos disponíveis. Além de economia, a energia de fontes renováveis é sustentável, pois é considerada inesgotável e, em comparação com fontes de energia convencionais, causando impacto mínimo ao meio ambiente.
Com essa iniciativa, o consumo médio de energia no mercado livre poderá ser de 750 MWh/mês. “A meta é iniciar a compra de energia em janeiro de 2024”, destaca Onésimo. A compra de energia no mercado livre oferece uma série de benefícios para empresas e consumidores que buscam uma alternativa para reduzir custos e ter mais controle sobre seu consumo de energia.
No ambiente de contratação livre, além da escolha da fonte de energia, os consumidores têm a liberdade de negociar outros detalhes contratuais como o preço da energia elétrica, o período de entrega, o prazo de pagamento, o volume de energia adquirida e a flexibilidade de contratação.
- 26 MarTeto de juros do consignado do INSS subirá para 1,85 porcento ao mêsLEIA MAIS
- 16 MarComércio de SC cresce 8,3 porcento em janeiro e atinge melhor marca em seis anosLEIA MAIS
- 27 FevSanta Catarina tem o terceiro maior saldo de empregos do país em janeiroLEIA MAIS
- 10 FevValor do diesel aumenta frete rodoviário e vai pesar no preço dos alimentosLEIA MAIS
- 25 JanWEG se junta a “Elon Musk brasileiro” para desenvolver híbrido flex com DNA catarinenseLEIA MAIS
- 28 DezIPCA-15 é de 0,34 porcento em dezembro e aponta inflação acima da meta em 2024LEIA MAIS
- 13 DezSanta Catarina registra recorde histórico de abertura de empresas com alta de 11,4 porcentoLEIA MAIS
- 26 NovTítulos públicos poderão ser usados como garantia financeira para aluguéis e empréstimosLEIA MAIS
- 16 NovPagamento do 13 salário pode injetar R$ 321,4 bi na economiaLEIA MAIS