Samae promove aula inaugural do Proeva

Em Foco

21/03/2023 - 18:16:27 | 2 minutos de leitura

<strong>Samae promove aula inaugural do Proeva</strong>

Ontem, segunda-feira (20), a equipe técnica da Coordenadoria de Qualidade e Meio Ambiente do Samae promoveu aula inaugural do Programa de Educação e Valorização da Água – Proeva 2023, para os alunos do 4° ano do Centro Educacional Loni Emmendoerfer, da Barra do Rio Molha.

No primeiro dia de aula, os alunos aprendem sobre a importância e o ciclo da água. Ao todo são seis encontros em sala de aula e mais um encontro que é a visita à Estação de Tratamento de Água - ETA Central e ao Espaço de Memória do Samae. Participam do Proeva alunos das escolas municipais, estaduais e da rede particular de ensino. Nas escolas municipais as aulas são ministradas pelos professores regentes que são capacitados pela equipe do Samae. A atividade fez parte da programação do Mês da Água, em função do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O Proeva foi criado em 2005 e tem como objetivo conscientizar os estudantes, de forma interativa e dinâmica, quanto ao uso adequado e à conservação da água. Hoje também é feita a conscientização com relação ao esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.

Segundo o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell “a cada ano são mais de 2500 alunos que recebem o certificado de “Amigos da Água”. Em 2022, o Proeva completou 17 anos, com mais de 27 mil estudantes formados. Durante o primeiro encontro, cada aluno que participa do programa recebe uma cartilha, que é um material didático que auxilia no processo de ensino e aprendizagem, destaca”.

As aulas do Proeva e as visitas acontecerão ao longo deste ano e a formatura será em novembro. Na próxima semana, dias 29 e 30 de março, o Samae realizará a capacitação para os professores regentes dos quartos anos das escolas municipais em parceria com a Secretaria de Educação, das 18 às 21 horas, no auditório da ETA Central.