Santa Catarina atingiu em 8 meses o mesmo número de mortes por dengue que 2022

Saúde

04/08/2023 - 07:50:11 | 2 minutos de leitura

Santa Catarina atingiu em 8 meses o mesmo número de mortes por dengue que 2022

Mais de 98 mil casos de dengue já foram registrados, número maior que o registrado o ano passado inteiro: 83.523

Em apenas oito meses, Santa Catarina já atingiu o mesmo número de mortes por dengue (90) do que o registrado em todo o ano de 2022. Segundo dados da DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica, mais de 98 mil casos já foram registrados, número maior que o registrado o ano passado inteiro: 83.523.

Ainda segundo a DIVE, há ainda outras oito mortes que estão em investigação por suspeita de dengue. O diretor da instituição, João Augusto Brancher Fuck, explica que “com a influência do El Niño, a gente deve ter temperaturas mais elevadas mesmo no período de inverno, o que aumenta a possibilidade de reprodução do mosquito e que a gente volte a ter reprodução mais intensa já nos próximos meses e, claro, no final do ano”.

Pensando nisso, ele afirma que as equipes já iniciaram um processo de planejamento com ações para os próximos meses para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Como parte da preparação, eles fizeram o mapeamento de risco, “ou seja, a gente vê onde houve mais casos e define áreas onde há maior risco de transmissão da doença e assim direcionar ações para essas áreas”.

Nesta visita técnica, além dos técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), também participaram técnicos das Gerências Regional de Saúde de Florianópolis e Joinville e dos municípios de Blumenau, Brusque, Chapecó, Florianópolis e Joinville. “Neste primeiro momento participaram os municípios de grande porte, com uma transmissão importante entre os anos de 2022 e 2023. Mas essa atividade será realizada com os demais municípios, em atividades previstas para os próximos meses” reforça o diretor.

Fonte SCC10/ Foto Divulgação