Santa Catarina expande tratamento de AVC no Sistema Único de Saúde

Saúde

15/01/2024 - 09:12:15 | 1 minutos de leitura

Santa Catarina expande tratamento de AVC no Sistema Único de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou a ampliação do acesso ao tratamento emergencial para Acidente Vascular Cerebral (AVC) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. Agora, a realização de Trombectomia Mecânica em casos agudos, procedimento realizado para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral por meio de cateteres, pode ser feito em todo o Estado.

Atualmente, o procedimento é realizado via SUS nos Hospitais São José, em Joinville, e Celso Ramos, em Florianópolis. A inserção do tratamento ao Plano da Rede Estadual de Atenção em Alta Complexidade em Neurologia de Santa Catarina implicará em uma reorganização de fluxos e serviços, possibilitando que novos hospitais se habilitem para a realização do procedimento.

Segundo a SES, a intervenção é recomendada em situações em que os sintomas se manifestem dentro de uma janela crítica de oito a 24 horas. — Estamos ampliando o número de serviços e possibilitando o acesso a novos tratamentos pelo SUS em outras regiões do Estado. Desta forma, estamos descentralizando os procedimentos e garantindo uma melhor assistência aos pacientes — ressalta a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

NSC Total/ Foto: SES, Divulgação