Santa Catarina precisa qualificar 800 mil trabalhadores para a indústria até 2025

Região

07/08/2023 - 08:35:09 | 3 minutos de leitura

Santa Catarina precisa qualificar 800 mil trabalhadores para a indústria até 2025

Jaraguá do Sul é referência nacional na formação de novos profissionais para a indústria.

Walmor Mauro Steilen Jr decidiu seguir carreira profissional na indústria. Focado e determinado, o jovem de 18 anos não desperdiçou a primeira chance que apareceu. Ele se forma este ano em eletromecânica. principalmente porque soube ouvir os conselhos do pai e hoje aconselha os mais jovens. “Você tem que focar naquilo que quer. Você pensa eu quero tal coisa. Mas é realmente isso que você quer? É isso que você quer todos os dias? Se for isso, vai em frente que o sucesso vem”, destaca Walmor. Assim como o jovem, Lara começou a escrever sua história em 2021. E agora, após cinco semestres de dedicação, está prestes a se formar no curso técnico de eletrônica.

“Foram vários os motivos que me fizeram ingressar na Indústria. A Weg por ter uma cultura de valorização e de oportunidades desperta nos jovens a oportunidade de crescimento e de aperfeiçoamento de novas habilidades. Foi isso que me atraiu e atrai tantos jovens, não só da cidade, mas também do Brasil inteiro”, diz a jovem.

Walmor e Lara estudam no CENTROWEG, escola de formação profissional, que ensina, prepara e qualifica jovens aprendizes para atuação na indústria. Lá são oferecidos 13 cursos técnicos e, por ano, 600 estudantes são formados e encaminhados para o mercado de trabalho. Em média dois processos seletivos por ano são realizados e está cada vez mais concorrido conseguir uma vaga na escola.  No último processo seletivo, por exemplo, a média foi de nove candidatos por vaga.

Gislei Regina Koerich Cabral, gerente de Desenvolvimento do RH da Weg e responsável pelo CENTROWEG, explica que o processo seletivo possui várias fases de avaliação: “Em uma das fases a gente avalia o currículo escolar dele e assim que o aluno passa no processo seletivo através do nosso recrutamento interno, temos as ambientações. Então não é só a parte teórica. Temos também a parte prática. E está bem competitivo: 9×1”

A WEG, de Jaraguá do Sul, criou a escola na década de 60, e hoje é uma referência nacional na formação técnica para atuação da indústria. A gigante brasileira voltada para eficiência energética também mostra que é eficiente quando o assunto é educação profissional.

Enquanto os estudantes aprendem, recebem uma remuneração que pode chegar a um salário mínimo, dependendo do curso escolhido e da carga horária. Oportunidade de ouro que pode fazer a diferenças na vida dos alunos, que sonham em alcançar uma carreira de sucesso na indústria. Foi exatamente o que aconteceu com o Norival Maske, ex-aluno, hoje ele é professor do curso de eletroeletrônica. Por lá, os talentos em formação aprendem desde cedo  que podem fazer a diferença em um setor onde mão de obra qualificada tem espaço garantido. Nesse sentido, Santa Catarina precisa qualificar 800 mil trabalhadores para a indústria até 2025. A projeção aponta que, desse total, cerca de 650 mil já têm uma formação ou estão inseridos no mercado de trabalho, mas devem se atualizar; outros 150 mil precisarão de formação inicial

Fonte Scc10/foto   divulgação