Saúde capacita servidores sobre protocolos de manejo em casos de Sífilis

Saúde

06/03/2023 - 18:00:11 | 2 minutos de leitura

<strong>Saúde capacita servidores sobre protocolos de manejo em casos de Sífilis</strong>

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da integração entre as gerências de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias 9 e 16 de fevereiro a capacitação para os enfermeiros e médicos da Rede de Atenção à Saúde sobre o Protocolo Municipal de Manejo da Sífilis Adquirida, Sífilis na Gestação e Sífilis Congênita.

O primeiro dia de capacitação foi destinado aos enfermeiros e contou com a participação de 45 profissionais, já no segundo dia o encontro foi destinado aos médicos, contando com a presença de 32 profissionais, que receberão certificação de quatro horas. Os temas abordados na capacitação foram contextualização da atualização do protocolo; diagnóstico situacional e notificação; diagnóstico clínico, tratamento e conduta e fluxos e monitoramento.

O objetivo dos encontros foi capacitar enfermeiros e médicos sobre o manejo clínico da Sífilis de acordo com o Protocolo Municipal, atualizado em 2022. Os pontos da Rede de Atenção à Saúde devem estar organizados para o rastreio, detecção e manejo da infecção. É fundamental que o profissional de saúde esteja apto para identificar as manifestações clínicas da Sífilis, que saiba interpretar os resultados de exames laboratoriais, realizar o diagnóstico, tratamento e o monitoramento.

O protocolo tem como objetivo normatizar as ações dos profissionais de saúde quanto aos aspectos epidemiológicos, diagnósticos e terapêuticos da Sífilis.

As capacitações desenvolvidas pela gerência de Vigilância Epidemiológica, voltadas aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, têm também como meta fortalecer a integração com os diversos pontos da Rede e melhorar os serviços prestados nas Unidades de Saúde.