Saúde lembra importância da prevenção e combate à hipertensão arterial

Saúde

29/04/2023 - 08:42:53 | 3 minutos de leitura

Saúde lembra importância da prevenção e combate à hipertensão arterial

Município oferece tratamento gratuito para a doença no SUS e promove ações para estimular hábitos saudáveis na população.

No mês de abril, o Ministério da Saúde faz um lembrete especial sobre prevenção e combate à hipertensão arterial para toda população, com o objetivo de estimular o autocuidado apoiado por um profissional de saúde.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) destaca que a hipertensão, ou pressão alta, acontece quando a pressão arterial, após ser medida por diversas vezes, é igual ou superior a 14 por 9. Isto acontece porque os vasos por onde o sangue circulam se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Ela é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassa 130 mmHg e a diastólica (mínima) é inferior a 85 mmHg.

O secretário de Saúde Alceu Moretti comenta que o SUS oferece diagnóstico, tratamento e acompanhamento aos pacientes com hipertensão e que para reforçar este cuidado na Atenção Primária, a porta de entrada do SUS, são oferecidas diversas ações educativas à população, colaborando com a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

A diretora de Atenção Primária à Saúde, Amanda Lemos Mello afirma que 22.701 pessoas com hipertensão arterial sistêmica são acompanhadas no Município de Jaraguá do Sul. Também salienta as principais causas: o sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até dez anos o aparecimento da doença; o consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão; além do histórico familiar, estresse e envelhecimento.

As principais complicações da hipertensão são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. Após esta explanação, a diretora comenta que o cuidado inicia com adoção de hábitos que promovem saúde, para ampliar a qualidade e expectativa de vida. Neste intuito, a Atenção Primária não mensura esforços para estimular na população hábitos de vida saudáveis, tanto na pactuação de programas federais, como promovendo ao longo do ano ações importantes, por exemplo o Movimenta Jaraguá, Jaraguá Mais Saudável e também intersetoriais, com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e Abastecimento, dentre outras.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária máxima de até cinco gramas de sal. No Brasil, o consumo diário pode chegar a 12 gramas. Uma colher de sopa tem dez gramas, então a metade disso é considerada a quantidade de consumo ideal ao longo do dia.