Saúde oferece cuidados para gestantes e puérperas desde o pré-natal

Saúde

10/02/2023 - 18:21:04 | 2 minutos de leitura

<strong>Saúde oferece cuidados para gestantes e puérperas desde o pré-natal</strong>

Mulheres que residem em Jaraguá do Sul podem contar com orientações sobre planejamento reprodutivo e acompanhamento gestacional. A Prefeitura, por meio das equipes de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, oferece atendimento específico e completo durante a gestação, parto e puerpério, nas 28 Unidades de Saúde, com o apoio do Centro de Atenção à Mulher, para os casos de alto risco.

O pré-natal deve iniciar desde o momento da descoberta da gravidez, sendo que o ideal é que a primeira consulta aconteça antes da 12ª semana de gestação. Um profissional de enfermagem vai repassar todas as orientações, preencher o cartão da gestante, fazer o teste rápido para doenças como HIV, Sífilis e Hepatites, solicitar a primeira bateria de exames, conferir as vacinas necessárias e agendar a primeira consulta odontológica. O profissional também esclarece as possíveis dúvidas que sucedem o 1º trimestre gestacional.

Já a sequência do pré-natal é de consultas intercaladas entre enfermagem e o médico clínico da Unidade de Saúde, inicialmente, uma vez por mês (até a 28ª semana de gravidez), depois, quinzenal (entre a 28ª e a 36ª semana) e, no final, semanalmente (a partir da 37ª). Durante a gestação são realizadas, no mínimo, três baterias de exames de rotina, uma em cada trimestre, bem como a solicitação de ecografia para avaliação do bebê.

Segundo o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, além desses serviços ofertados nas Unidades Básicas de Saúde, também são repassadas orientações sobre a importância do aleitamento materno.

Quando necessário, a gestante é encaminhada para consultas compartilhadas com a equipe de alto risco. A gerente de Atenção Primária, Milena Machado, ressalta que o pré-natal, quando realizado desde o início da gestação, permite identificar doenças ou complicações precocemente e fazer o tratamento adequado. 

Ainda, é possível visitar o Centro Obstétrico, durante a gravidez. Após o parto, a puérpera e o recém-nascido, têm alta hospitalar com consulta agendada na Unidade Básica de Saúde.

A gestante pode procurar atendimento na Unidade de Saúde de referência do bairro em que reside para o acompanhamento da gravidez.