'Sensação de dever cumprido', diz brasileiro de 17 anos que foi ouro em Olimpíada de Astronomia

Educação

05/09/2023 - 11:10:23 | 2 minutos de leitura

'Sensação de dever cumprido', diz brasileiro de 17 anos que foi ouro em Olimpíada de Astronomia

O estudante Paulo Henrique dos Santos Silva coleciona medalhas em competições científicas com apenas 17 anos. Ele já conquistou um total de 21 premiações e, recentemente, foi o vencedor da medalha de ouro e teve a maior pontuação na prova teórica em equipe na 16ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada em Chorzów, na Polônia, entre os dias 10 e 20 de agosto. A etapa final do processo durou cerca de três meses e envolveu uma série de desafios, incluindo exercícios avaliativos, provas teóricas, observação astronômica, atividades de planetário e análise de dados. Paulo Henrique mais uma vez demonstrou sua excelência e foi um dos cinco escolhidos para participar da Olimpíada Internacional de Astronomia. 

O estudante foi parte de uma equipe internacional composta por estudantes da China, Indonésia, Polônia e Grécia, obtendo o melhor resultado entre todos os grupos. "Eu estudo Astronomia para as Olímpiadas desde o 9º ano, comecei estudando o básico e fui evoluindo o nível de dificuldade. Foi muito bom [ter essa preparação], porque nesse momento [da IOAA] eu já tinha visto a maior parte do que eu precisava então não precisei praticar muito. Além disso, as etapas do processo seletivo também nos ajudaram muito a se preparar", explica o estudante. 

"É sempre uma grande honra poder representar o Brasil internacionalmente e trazer um bom resultado para casa, ainda mais uma medalha de ouro. Eu me sinto muito feliz e tenho a sensação de dever cumprido. Agora, o estudante afirma que seu foco será estudar para os vestibulares, já que pretende prestar Fuvest e Unicamp, além de aplicar para universidades do exterior. "Meu sonho é estudar Engenharia Elétrica e trabalhar com pesquisa de materiais para coleta de energia renovável", diz ele. 

Fonte Terra/Foto: Divulgação/Objetivo