Solstício de inverno acontece hoje  

Geral

21/06/2023 - 08:16:07 | 2 minutos de leitura

Solstício de inverno acontece hoje  

O inverno deste ano tem início hoje dia 21 de junho, quarta-feira, precisamente às 11h57 (Hora Legal de Brasília), quando ocorre o solstício de inverno no hemisfério sul e o solstício de verão no hemisfério norte.

O termo "solstício" é originário do latim e significa "sol parado". Esse termo foi cunhado pelos astrônomos antigos que observaram a trajetória do Sol no céu. Eles perceberam que, a cada dia, a posição do Sol ao meio-dia no céu mudava.

A posição ia ficando cada vez mais alta no céu até atingir um ponto máximo e, então, o sol parecia "parar". Em seguida, a localização começava a diminuir e também "parava" antes de começar a subir novamente. Esses momentos de "parada" correspondem aos solstícios de verão e de inverno, respectivamente.

“As estações do ano ocorrem devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e também devido à sua translação em torno do Sol. O início das estações do ano é associado aos instantes dos solstícios (inverno e verão) e dos equinócios (outono e primavera)”, explica a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional – unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (ON/MCTI). 

A chegada do inverno também impacta na variação dos comprimentos dos dias e das noites. Nos equinócios, o comprimento do dia é praticamente igual ao comprimento da noite. Após o equinócio de outono, o sol vai nascendo cada dia mais tarde e se pondo cada dia mais cedo até chegar na maior noite do ano em data próxima do solstício de inverno.

Fonte www.gov.br/Foto freepik