Talebã queima instrumentos para que jovens 'não se desvirtuem'

Geral

02/08/2023 - 08:56:34 | 2 minutos de leitura

Talebã queima instrumentos para que jovens 'não se desvirtuem'

Desde que assumiu o poder no Afeganistão em 2021, o Talebã impôs inúmeras restrições, incluindo tocar música em público. Ahmad Sarmast, fundador do Instituto Nacional de Música do Afeganistão, afirmou que a destruição dos equipamentos é um "genocídio cultural e vandalismo musical".

"Ao povo do Afeganistão foi negada a liberdade artística", disse Sarmast, que agora mora em Portugal. "A queima de instrumentos musicais em Herat é apenas um pequeno exemplo do genocídio cultural que está ocorrendo no Afeganistão sob a liderança do Talebã."

Entre os itens queimados em Herat estava uma guitarra, um harmônio e uma espécie de tambor, além de amplificadores e alto-falantes, conforme é possível ver em imagens que circularam na internet.

Um funcionário do Ministério de Vícios e Virtudes do Afeganistão disse que tocar música é algo que "desvirtua os jovens". O Talebã havia feito outra fogueira de instrumentos em 19 de julho.

De meados da década de 1990 até 2001, o primeiro governo do Talebã baniu todas as formas de música de encontros sociais, da televisão e do rádio no Afeganistão.

Nos últimos dois anos, o Talebã impôs severas restrições à população sob sua rígida interpretação da lei islâmica. As mulheres são as mais afetadas por essas medidas. O Talebã decretou que elas devem cobrir todo o corpo e apenas os olhos podem ser vistos.

Além disso, elas devem estar acompanhadas por um parente do sexo masculino se viajarem mais de 72 km. Adolescentes e mulheres foram proibidas de frequentar escolas, universidades, academias de ginástica e parques. Em meados de julho, salões de beleza foram obrigados a fechar em todo o país, por serem considerados locais não islâmicos.

Fonte BBC News/Foto: EPA / BBC News Brasil