Tampinhas do Bem: campanha social é ampliada em Guaramirim e Jaraguá

Região

04/03/2023 - 12:33:24 | 2 minutos de leitura

<strong>Tampinhas do Bem: campanha social é ampliada em Guaramirim e Jaraguá</strong>

As tampinhas plásticas de garrafas e de outras embalagens podem se transformar em materiais esportivos e beneficiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade atendidos por casas de acolhimento do programa Novos Caminhos, iniciativa do Poder Judiciário com apoio da FIESC – Federação das Indústrias e outras instituições no estado.

Para ampliar o alcance do projeto Tampinhas do Bem, que já ocorre em diversas regiões de Santa Catarina, os usuários do transporte coletivo em Guaramirim e Jaraguá do Sul podem participar depositando as tampinhas plásticas em pontos de coleta nas garagens da Viação Canarinho e no Terminal Urbano.

O material arrecadado é recolhido pela empresa Alcaplás, idealizadora do projeto e que desde 2021 conta com o apoio da FIESC. A empresa repassa o material à reciclagem e destina o valor ao programa Novos Caminhos para a sua aplicação social.

Conforme Rosana Paterno Moreira, da gerência de Responsabilidade Social da FIESC e interlocutora na região do Vale do Itapocu, todo o recurso financeiro obtido com a arrecadação é revertido em kits didáticos e esportivos para atender crianças e adolescentes assistidos pelos dois abrigos em Jaraguá do Sul e Guaramirim.

A meta, explica, é arrecadar pelo menos 3 toneladas de tampinhas de qualquer tamanho, desde que fabricadas em material plástico. “É uma bela oportunidade para a comunidade contribuir com o meio ambiente e ao mesmo tempo apoiar uma causa social de muito valor na nossa região”, completa.

Desde o início do projeto, já foram arrecadados mais de 25 milhões de tampinhas e reciclados mais de 50 mil quilos de materiais. Graças aos resultados, a campanha obteve reconhecimento estadual da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina por sua importância social e ambiental.