Telescópio James Webb encontra planeta com possível sinal de vida e oceanos

Em Foco

18/09/2023 - 10:14:35 | 2 minutos de leitura

Telescópio James Webb encontra planeta com possível sinal de vida e oceanos

Com base em novos achados do Telescópio Espacial James Webb, existe a possibilidade de água fluir na superfície de um gigantesco planeta localizado a cerca de 120 anos-luz da Terra.

A investigação conduzida com esse observatório espacial de ponta, um dos instrumentos astronômicos mais avançados em operação, indica que o exoplaneta K2-18b pode exibir características cruciais que o tornam um candidato potencial para abrigar água e possivelmente vida.

K2-18b, que orbita intimamente a estrela anã fria K2-18, encontra-se na zona habitável da estrela, também conhecida como “zona de Cachinhos Dourados,” e possui uma massa aproximadamente 8,6 vezes maior do que a da Terra. As observações do Telescópio Espacial James Webb sugerem a presença abundante de metano e dióxido de carbono em sua atmosfera.

Essas moléculas ricas em carbono, juntamente com a ausência de amônia, levantam a possibilidade de que o planeta possua uma atmosfera rica em hidrogênio envolvendo um mundo oceânico, conforme divulgado pela NASA. O carbono é considerado fundamental para a existência de formas de vida na Terra. Além disso, observações recentes sugerem a possível presença de uma molécula chamada sulfeto de dimetila em K2-18b. Na Terra, o sulfeto de dimetila é gerado apenas por organismos vivos, principalmente pelo fitoplâncton em ambientes marinhos, de acordo com a NASA.

Fonte Google notícias/Foto: Reprodução