TSE confirma inelegibilidade de 8 anos de ex-prefeito de cidade da Serra Catarinense

Política

18/08/2023 - 08:41:27 | 1 minutos de leitura

TSE confirma inelegibilidade de 8 anos de ex-prefeito de cidade da Serra Catarinense

Por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) que tornou inelegível por oito anos Thiago Costa, ex-prefeito do município de Rio Rufino, na Serra Catarinense.

Conforme o TSE, o político foi punido em razão de práticas ilegais e de abuso de poder político nas Eleições Municipais de 2020, quando concorreu à reeleição, mas não foi eleito. Além disso, ele foi condenado pelo TRE por distribuição gratuita de materiais de construção no ano das eleições. Além de ficar inelegível pelo período de oito anos, a contar do pleito de 2020, o ex-prefeito deve pagar multa no valor de R$ 10.641,00.

O Colegiado acompanhou o voto do relator e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, que entendeu incontroverso que a entrega dos materiais de construção não observou os critérios definidos na lei, demonstrou desvio da finalidade da ação social e comprovou significativo incremento nos meses de outubro e novembro, antecedentes ao pleito. Para o relator, a conduta foi grave o suficiente para prejudicar a normalidade e a legitimidade do pleito, caracterizando o abuso de poder.

Fonte scc / foto TSE/Reprodução