Ucrânia diz ter escuta que prova que russos destruíram barragem de Nova Kakhovka

Mundo

10/06/2023 - 09:35:08 | 1 minutos de leitura

Ucrânia diz ter escuta que prova que russos destruíram barragem de Nova Kakhovka

Em rede social, Serviços de Segurança ucranianos publicaram áudio, no qual militar russo admite que grupo de sabotadores leal ao Kremlin foi autor da explosão.

Os Serviços de Segurança da Ucrânia (SBU) alegam ter interceptado uma chamada telefônica que prova que a Rússia é responsável pela destruição da barragem de Nova Kakhovka.

Em uma rede social, o organismo publicou um áudio, com cerca de 90 segundos, durante o qual um militar russo admite que um grupo de sabotadores leal ao Kremlin foi o autor da explosão.

“Não foram eles [ucranianos] que o fizeram. O nosso grupo de sabotagem está lá. Eles queriam assustar as pessoas com esta barragem. Não ocorreu como planejado. Tiveram mais que o esperado”, dizem na conversa, alega o SBU, que já abriu uma investigação sobre o caso.

“Ao explodir a barragem da central hidrelétrica de Kakhovka, a Federação Russa provou finalmente que é uma ameaça para todo o mundo civilizado. Afinal, só um verdadeiro Estado terrorista pode provocar uma catástrofe humana e ambiental desta dimensão. E será definitivamente responsabilizado por esse fato”, afirmou Vasyl Malyuk, diretor do órgão, citado na nota publicada nas redes sociais.

Fonte- CNN/Telegram/@DDGeopolitics