Uruguai decide não assinar comunicado conjunto do Mercosul

Mundo

05/07/2023 - 08:44:33 | 1 minutos de leitura

Uruguai decide não assinar comunicado conjunto do Mercosul

O Uruguai deu mais um sinal de divergência com as posições adotadas dentro do Mercosul. O país decidiu, pela quarta vez, não assinar o comunicado conjunto que foi publicado pelos demais países membros do bloco.

 Sem o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, assinaram o documento os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Alberto Fernández (Argentina) e Mario Abdo Benítez (Paraguai).

“Com relação a China, vocês sabem a posição do Uruguai. Quando vemos que não avançamos juntos, entendemos a visão de cada um de vocês. A nossa é que façamos juntos. Se não podemos fazer assim, vamos fazer bilateralmente”, reiterou o presidente uruguaio.

“A verdade é que substancialmente não existe nada [de acordos do Mercosul com outras regiões], e o Uruguai luta para conseguir mercados.

 Não é um capricho, a participação do Uruguai no Mercosul foi se enfraquecendo. A balança comercial do Uruguai com cada um dos países-sócios é deficitária. Precisamos [o Mercosul] avançar e, se não for junto, faremos bilateralmente”, completou Lacalle Pou.

Fonte CNN/Foto reprodução CNN