Vale dos Encantos: selo facilita comércio regional de produtos agroindustriais com identidade unificada

Economia

20/12/2022 - 09:14:19 | 2 minutos de leitura

<strong>Vale dos Encantos: selo facilita comércio regional de produtos agroindustriais com identidade unificada</strong>

Uma nova marca promete estimular o comércio regional de produtos agroindustriais de origem animal dos municípios da Amvali. O selo “Vale dos Encantos”, criado a partir do Programa Fortalece Agro, atesta a padronização das normas e regularização do mercado regional. Na prática, o selo facilita o processo de inspeção destes produtos e garante aos clientes a qualidade dos processos adotados pelos produtores. Guaramirim está entre as cidades contempladas pela iniciativa.

Para ter o direito de utilizar o selo em seus produtos, o proprietário da agroindústria ou o seu responsável técnico deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Guaramirim. Lá ele receberá orientações quanto à documentação exigida a ser entregue, bem como os padrões mínimos de higiene e qualidade de sua agroindústria e seus respectivos produtos.

A mercadoria produzida em Guaramirim que estiver regularizada junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e cuja agroindústria possua boas práticas de fabricação implantadas no seu estabelecimento poderá ser comercializada em todos os municípios que fazem parte da Amvali. Com isso, é possível proporcionar mais segurança alimentar para os consumidores destas agroindústrias, além de auxiliar e orientar o pequeno e médio produtor que depende da produção para o seu sustento.

A apresentação do Selo aconteceu na semana passada, durante a assembleia de prefeitos do Cigamvali. Além do consórcio, a câmara técnica dos municípios e o Sebrae também participaram da criação da marca. Mais de 60 empresas participaram do programa e estão aptas a receber o selo em seus produtos.