Vem aí o Real digital

Economia

02/06/2023 - 09:00:58 | 2 minutos de leitura

Vem aí o Real digital

O tema moeda digital de banco central (da sigla em inglês CBDC, Central Bank Digital Currency) tem chamado a atenção de diversos bancos centrais. Uma parte significativa deles, representando quase a totalidade do PIB mundial, está estudando, explorando ou testando projetos, aspectos operacionais e tecnológicos de um sistema de CBDC.

As CBDCs podem melhorar a eficiência do mercado de pagamentos de varejo e promover a competição e a inclusão financeira para a população com pouco ou nenhum acesso a serviços bancários. A crise da pandemia mostrou a importância de meios digitais de pagamentos chegarem à população mais vulnerável.

No Brasil, o BC vem acompanhando o tema há alguns anos e, em agosto de 2020, organizou um grupo de trabalho para estudar a emissão de uma moeda digital brasileira.

A partir de resultados preliminares, foi criado um fórum regular para a discussão do tema com o corpo técnico do BC. As discussões conduzidas nesse fórum motivaram a publicação das diretrizes do Real Digital em maio de 2021; realização de uma série de webinárioss para discutir com a sociedade os potenciais aplicações do Real Digital.

As iniciativas do Real Digital são - Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade. Segundo o banco Central, a moeda digital deverá começar a ser utilizada em 2024.

Fonte: Banco Central