Veneza corre risco de perder status de patrimônio mundial

Mundo

02/08/2023 - 08:51:43 | 2 minutos de leitura

Veneza corre risco de perder status de patrimônio mundial

A Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, fez uma importante recomendação para incluir Veneza, que fica na Itália, na lista de patrimônios mundiais em perigo. O motivo dessa decisão é a crescente preocupação com os efeitos das mudanças climáticas e o impacto negativo do turismo de massas, que ameaçam alterar de forma irreversível o valor universal de seu patrimônio.

Para que a recomendação entre em vigor, será necessária a votação dos Estados-membros da Unesco durante a próxima reunião do Comitê do Patrimônio Mundial. A data marcada para essa decisão é entre os dias 10 e 15 de setembro, em Riade, Arábia Saudita.

De acordo com a Unesco, apesar de antigos, os problemas enfrentados por Veneza são urgentes e requerem ação imediata. A organização ainda diz que a falta de uma visão estratégica global comum e a ineficiência e falta de coordenação das autoridades locais e nacionais italianas têm agravado consideravelmente essa situação crítica.

Veneza tem enfrentado nos últimos anos uma série de desafios decorrentes das condições climáticas e do crescente fluxo de turismo. Em fevereiro deste ano, a cidade foi severamente afetada por uma seca extrema, que chegou ao ponto de impossibilitar a navegação de gôndolas, táxis aquáticos e até ambulâncias em alguns canais.

As inundações devastadoras ocorridas em novembro de 2019 também deixaram em evidência a vulnerabilidade de tesouros e edifícios históricos de Veneza frente aos eventos climáticos extremos.

Fonte-SBT News/ Pixabay (banco de imagens)