Vereador quer placas de sinalização em rios sobre riscos de afogamento

Política

27/09/2023 - 11:22:03 | 2 minutos de leitura

Vereador quer placas de sinalização em rios sobre riscos de afogamento

Na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma indicação do vereador Osmair Gadotti que pede que o Executivo Municipal, por meio do setor competente, providencie com urgência a colocação de placas de sinalização de risco de afogamento nas margens do Rio Itapocu, na Estrada JGS 80 – Joaquim Pincegher, e nas proximidades da Ponte Alberto Bauer, localizada no Bairro Nereu Ramos.

A justificativa apresentada pelo parlamentar é baseada na crescente procura por locais de banho nos rios da região, especialmente com a chegada do verão, o que tem exposto os banhistas ao perigo de afogamentos. Recentemente, no último final de semana, um trágico incidente ocorreu, reforçando a necessidade de medidas preventivas. Um menino de apenas 13 anos perdeu a vida após se afogar no Rio Itapocu, gerando comoção na comunidade e preocupação com a segurança dos frequentadores dessas áreas de lazer.

A instalação de placas de sinalização de risco de afogamento visa alertar os banhistas sobre os perigos presentes no local, encorajando-os a tomar precauções adicionais ao se aventurarem nas águas do Rio Itapocu. A medida é vista como crucial para evitar tragédias similares no futuro e garantir a segurança da população que busca se refrescar nos rios durante a temporada de forte calor. Gadotti afirma que também vai protocolar uma moção de apelo direcionada à Secretaria Municipal de Educação e à Gerência Estadual de Educação para que um debate sobre o assunto seja feito dentro das salas de aulas e para que os jovens sejam conscientizados dos perigos que correm ao entrar em rios, praias e lagos.

Fonte e foto Câmara de Vereadores de jaraguá do Sul