VIGIAS COMEÇAM A TRABALHAR NAS ESCOLAS DE CORUPÁ A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA (01)

Região

01/06/2023 - 10:55:48 | 2 minutos de leitura

VIGIAS COMEÇAM A TRABALHAR NAS ESCOLAS DE CORUPÁ A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA (01)

Ontem (30), todos participaram do projeto Segurança nas Escolas

Na manhã de ontem (30/maio/2023), o secretário de educação de Corupá, Joney Cícero Morozini aproveitou o momento de integração dos novos vigias que começarão a atuar nas escolas e CEI’s do município na próxima quinta-feira (01) e reuniu também as diretoras das unidades educacionais para apresentar o Projeto Segurança nas Escolas. No total, serão 16 vigias, 2 por cada unidade de ensino.

A iniciativa propõe uma abrangência maior, ao considerar que o tema deve ir além de simples segurança física das escolas, ao propor a inclusão de outras abordagens como o treinamento em primeiros socorros de toda a comunidade escolar e a elaboração de um Plano de Contingência que ainda contemple ações a serem seguidas por alunos, professores e toda a equipe da unidade escolar em eventuais episódios de incêndio, desabamentos e enchentes, por exemplo.

Após diversas reuniões discutindo o tema e a abordagem, a apresentação do Projeto coube ao Voluntário, Claudio Augusto Araujo Silvino, que além do Projeto, discorreu sobre o tema Primeiros Socorros, que contou com a participação do coordenador do Pronto Atendimento de Corupá, Diego Eilert, e da chefe de enfermagem e presidente do Conselho Municipal de Saúde do município, enfermeira Daniely de Lurdes Vanderlinde. O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar tenetne-Coronel PM João Carlos Benassi Borges Kuze, apresentou a palestra “Terrorismo doméstico com múltiplas vítimas. Protocolo: Fugir - Esconder – Lutar”.

Em sua fala, Joney explicou que elaborou um calendário onde ficou estabelecido o recesso de julho para o treinamento da comunidade escolar nas abordagens que o Projeto propõe. Até lá, as unidades educacionais serão visitadas, permitindo a elaboração de um Protocolo personalizado para cada ambiente e público a atender, obviamente contando com a colaboração dos docentes da unidade. Nos próximos dias o secretário iniciará a distribuição gratuita e digital do Manual de Primeiros Socorros a ser disseminado para a população, através das unidades educacionais.

Ainda, segundo o Secretário de Educação de Corupá, nos próximos dias a Prefeitura estará adquirindo uniformes e equipamentos para identificação. “Como é um número restrito de vigias, aguardamos a classificação final para a compra da vestimenta adequada”, pontou.

Prefeitura Municipal de Corupá