Vítimas de padre Airton Freire detalham estupros: 'Violentou a minha fé de forma brutal'

Segurança

25/07/2023 - 09:00:15 | 3 minutos de leitura

Vítimas de padre Airton Freire detalham estupros: 'Violentou a minha fé de forma brutal'

O padre Airton Freire, fundador da Fundação Terra, enfrenta acusações de envolvimento em crimes sexuais. O religioso de 67 anos foi detido preventivamente na cidade de Arcoverde, no sertão de Pernambuco, e está mantido em uma cela isolada. Ele ficou conhecido por seus projetos sociais na fundação que criou em Arcoverde, há 39 anos, a qual se tornou uma das maiores organizações não governamentais no interior de Pernambuco e Ceará. Devido à repercussão das acusações, o padre afastou-se da presidência da ONG em junho.

Vítima   dá seu depoimento--Sílvia Tavares foi a primeira a denunciar o padre Airton. Ela contou que em 17 de agosto de 2022 recebeu um convite para ir à casa do padre enquanto participava de um retiro na fazenda Malhada. No dia seguinte, Jaílson Leonardo da Silva, que trabalhava com o padre, a conduziu até lá. “A cena que eu encontrei foi o Airton deitado de bruços, com o lençol de seda. Ele disse: 'minha princesa, é o seguinte: eu passei a noite todinha pregando, rezando, principalmente por você, então eu queria uma massagem'", relatou. "Para mim, ele era um santo", disse.

Silvia diz que o padre estava nu e, ao perceber isso, ela pulou da cama e perguntou o que estava acontecendo. O padre riu e disse que não era nada. Jaílson, então, pegou uma faca e ameaçou Silvia, dizendo que se ela colaborasse, ninguém seria ferido. O padre teria ordenado que Jaílson a estuprasse enquanto ele se masturbava.

Os inquéritos estão em segredo de Justiça, mas a Polícia Civil de Pernambuco formou uma força-tarefa para investigar as denúncias, com mais de 50 pessoas tendo prestado depoimentos. O Ministério Público de Pernambuco acompanha as investigações e informou que cinco inquéritos foram abertos contra o padre com base nas denúncias. Em maio do ano passado, a diocese regional de Pernambuco suspendeu a permissão para que Airton Freire exercesse suas funções como padre até o fim das investigações.

A defesa do padre Airton Freire afirma que ele é inocente e ainda não teve acesso à totalidade da investigação. Eles estão empenhados em garantir o direito ao habeas corpus e alegam que o padre tem sérias restrições de saúde. Ele se apresentou espontaneamente às autoridades quando a prisão preventiva foi decretada e não houve coação de testemunhas nem risco à vida das supostas vítimas. No sábado, 22, o padre Airton passou mal na cadeia e, neste domingo, 23, foi transferido para um hospital de Recife.

Redação Terra/ foto divulgação arquivo especial