volta de educação sexual nas escolas: "Silenciar não ajuda"

Educação

29/07/2023 - 08:51:44 | 2 minutos de leitura

volta de educação sexual nas escolas:

Uma semana após o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgar relatório alarmante sobre os casos de estupro no País em 2022 -- 60% das vítimas foram menores de 14 anos .

Entre os ganhos de discutir esse tema nas salas de aula, Isabela aponta a capacidade de os professores conseguirem identificar sinais de abuso nas crianças e o aprendizado dos pequenos, que, ao saberem nomear os órgãos genitais corretamente, conseguirão falar com mais clareza sobre abusos e constrangimentos que tenha sofrido.

Quanto ao contato com a vida sexual, preocupação recorrente de quem critica a decisão, Isabela argumenta que esse conteúdo seja abordado com os jovens no Ensino Médio. Entre os assuntos a serem tratados, ela destaca o uso de preservativo, métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis.

A educação sexual tem o objetivo de levar informação para crianças, jovens e adolescentes, sem mitos, tabus ou preconceitos, principalmente com o intuito de combater a violência sexual.

A retomada da educação sexual nas escolas é parte do pacote de iniciativas que constam na ampliação do Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, que receberá investimento de R$ 90,3 milhões. O valor será destinado aos municípios que fazem parte dele - 99% das cidades brasileiras, conforme a pasta. A ideia é que 25 milhões de estudantes sejam beneficiados.

Fonte G1/foto divulgação