Postagens recentes

Luto – Morre Nilton Travesso aos 92 anos

Luto – Reconhecido como um dos maiores diretores e produtores da TV nacional, Nilton Travesso deixa um legado histórico na Record, Globo, Manchete e SBT.

Luto –  O meio artístico e a televisão brasileira se despedem de uma de suas figuras mais emblemáticas. O diretor e produtor de televisão Nilton Travesso faleceu nesta sexta-feira (6), aos 92 anos, em decorrência de uma infecção generalizada. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Não foram divulgados publicamente detalhes sobre alguma doença crônica prévia específica que tenha originado o quadro infeccioso antes de sua internação.

 O velório foi agendado para o sábado (7), das 10h às 17h, no Funeral Home, em São Paulo.Nilton deixa a esposa, Marilu Torres, os filhos Camila e Marcelo e cinco netos.

Luto – Nascido em São Paulo em 20 de maio de 1934, filho dos descendentes de italianos José Travesso e Adelina Damiani, Nilton aproximou-se da arte na juventude frequentando os espetáculos de ópera no Theatro Municipal. Sua história na televisão começou aos 19 anos, em 1953, ao integrar o processo seletivo para câmera na inauguração da RecordTV, canal fundado por Paulo Machado de Carvalho.

Luto – Na emissora paulista, atuou ao longo de 21 anos. Criou laços profundos de amizade e parceria profissional com Antônio Augusto Amaral de Carvalho (Seu Tuta) e formou a célebre Equipe A ao lado de Raul Duarte e Manoel Carlos nos anos 1960. Travesso esteve à frente de sucessos históricos como Família Trapo, O Fino da Bossa, Esta Noite se Improvisa, Show Roquete Pinto e da produção dos icônicos Festivais de Música Popular Brasileira.

Luto –  Em 1974, transferiu-se para a Rede Globo, onde participou da criação e implementação do padrão em cores do Fantástico. Na emissora carioca, dirigiu e idealizou programas marcantes como TV Mulher, Som Brasil, Balão Mágico, Chico Anysio Show, Vídeo Show e Mais Você, além de colaborar na produção de novelas emblemáticas como Sinhá Moça (1986) e Direito de Amar (1987).

Luto – A partir de 1987, ao lado de Jayme Monjardim na TV Manchete, Travesso estruturou o departamento de teledramaturgia do canal, sendo peça fundamental no sucesso estrondoso da novela Pantanal (1990), escrita por Benedito Ruy Barbosa, além de produções como Kananga do Japão e A História de Ana Raio e Zé Trovão.

Luto – Em 1994, assumiu a missão de implantar o núcleo de teledramaturgia do SBT, comandando adaptações consagradas da teledramaturgia nacional, como a aclamada versão de Éramos Seis, protagonizada por Irene Ravache, além de As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue e Os Ossos do Barão.

Em 2024, Nilton Travessos participou da produção Hebe, A Cara da Coragem. Uma série documental sobre a vida pessoal e profissional de Hebe Camargo.

Luto – Ao longo de mais de seis décadas de carreira, atuou também como superintendente da Rede Bandeirantes, dirigiu atrações na TV Gazeta (como o Todo Seu, com Ronnie Von), passou pelo rádio na Jovem Pan e dedicou-se ativamente à formação e preparação de novos atores para o meio televisivo.

Luto –  Filmografia

Como diretor:

Luto – Como produtor

Latest Posts

spot_imgspot_img