Postagens recentes

Alerta Laranja: Ciclone Extratropical e Tempestades Ameaçam Quase 900 Cidades na Região Sul e Sudeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e órgãos de monitoramento meteorológico emitiram alertas de severidade Laranja (Perigo) para ciclone e tempestades violentas que devem atingir áreas do Sul e do Sudeste do Brasil. A combinação da passagem de uma frente fria, a atuação do fenômeno El Niño e a formação de um ciclone extratropical entre o litoral do Rio Grande do Sul e o Uruguai pode gerar acumulados de chuva superiores a 200 mm em alguns locais ao longo do fim de semana.

 Condições Meteorológicas Esperadas

O avanço das áreas de instabilidade trará episódios de ciclone e tempo severo em sequência, atingindo centenas de municípios. As previsões apontam para:

  • Chuva Intensa: Precipitações de 30 a 60 mm/h ou acumulados de 50 a 100 mm/dia (podendo superar 200 mm até domingo nas áreas de maior impacto).

  • Ventos Fortes: Rajadas de vento variando de 60 km/h a 100 km/h.

  • Granizo: Queda de granizo em pontos isolados das regiões em alerta.

 Regiões Afetadas e Cronograma de Alertas

1. Alerta de Perigo para a Sexta-Feira

Cerca de 600 municípios espalhados por 16 regiões nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo estão sob aviso de temporais.

Regiões em risco: Oeste e Norte Catarinense; Noroeste, Sudoeste e Centro Ocidental Rio-grandense; Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Norte Central, Sudeste, Centro-Sul e Centro Oriental Paranaense; Sudoeste e Leste de Mato Grosso do Sul; e a região de Presidente Prudente (SP).

2. Escalada do Alerta no Sábado

No sábado, o número de municípios afetados sobe para 835 cidades em 27 microrregiões espalhadas por seis estados (MG, PR, RJ, RS, SC e SP).

Destaques regionais afetados:

  • Paraná: Norte Pioneiro, Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro Oriental e Centro-Sul.

  • Santa Catarina: Serrana, Oeste e Norte Catarinense, e Vale do Itajaí.

  • São Paulo: Itapetininga, Macro Metropolitana, Vale do Paraíba, Bauru, Metropolitana de SP, Litoral Sul, Campinas, Piracicaba e Assis.

  • Rio de Janeiro: Sul Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

  • Minas Gerais: Sul/Sudoeste de Minas.

  • Rio Grande do Sul: Noroeste Rio-grandense.

 A Influência do Ciclone Extratropical

A formação do ciclone extratropical intensificará significativamente os volumes de chuva entre quinta-feira e domingo. De acordo com previsões do modelo europeu ECMWF divulgadas pela Meteored:

  1. Sexta-feira: As instabilidades ganham força e abrangem o Paraná, Santa Catarina, o norte do Rio Grande do Sul e o sul de São Paulo.

  2. Sábado: Os volumes mais expressivos se concentram na faixa central do Paraná, no sentido sudoeste-nordeste, onde os acumulados podem oscilar entre 150 mm e 200 mm.

 Principais Riscos e Recomendações de Segurança

Devido à intensidade dos ventos e ao alto volume de chuva, há risco elevado de:

  • Corte no fornecimento de energia elétrica;

  • Danos e estragos em plantações;

  • Queda de árvores e galhos de grande porte;

  • Alagamentos e enxurradas em áreas urbanas e ribeirinhas.

Recomendações das autoridades:

  • Não se abrigue debaixo de árvores em caso de rajadas de vento (risco de queda e descargas elétricas).

  • Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

  • Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível, caso a tempestade ganhe força.

  • Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil (199) ou com o Corpo de Bombeiros (193).

O Inmet emitiu alerta laranja de perigo para quase 900 cidades em 6 estados devido a tempestades com ventos de até 100 km/h, granizo e formação de um ciclone extratropical. Confira a lista das regiões afetadas e os cuidados necessários.

Latest Posts

spot_imgspot_img